sábado, 17 de outubro de 2020

Geleia (MCC)

No post anterior deixei a receita da marmelada, mas na minha opinião quando se faz marmelada vale muito a pena aproveitar as cascas e os caroços para a geleia 😉 Aqui fica a minha receita de geleia 😋


Ingredientes:
700gr de cascas e caroços de marmelos
Água até cobrir as cascas e os caroços (usei 1litro e 200)
850gr de açúcar (por cada 500ml de caldo de cozer as cascas uso 425gr de açúcar) 
1 pau de canela

No copo da mcc colocar as cascas e os caroços e cobrir com água, no meu caso usei 1 litro e 200 de água, e programar 17minutos, na velocidade 1 a 100graus.
Quando terminar o tempo, coar o líquido com um passador de rede bem fininho e pesar esse líquido, a mim rendeu-me cerca de 1litro. Por cada 500ml de líquido adiciona-se 425gr de açúcar, eu adicionei 850 para o litro de calda que me deu, junta-se o pau de canela e programa-se 80minutos, na velocidade 1 a 120graus, quando faltar cerca de 10 minutos retira-se o copinho da tampa para evaporar melhor e deixa-se terminar sem o copo 😉.

E pronto a geleia está pronta, é só retirar o pau de canela e colocar em frascos de vidro previamente esterilizados 😉

Se por acaso acharem que precisa de mais um pouco de tempo para atingir o ponto programem mais 10 minutos, mas façam atenção que depois de fria a geleia ainda engrossa, por isso a melhor forma de saberem se está no ponto ou não é colocarem um pouquinho de geleia num prato bem frio e passar a colher no meio, se a geleia não se unir quer dizer que está no ponto 😉

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Uma pergunta: quando coloca a fazer e refere as velocidades, estas são no sentido inverso? Pois se for no sentido normal não vão acabar por cortar as cascas dos marmelos e na segunda fase mesmo o pau de canela ?? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😉 as velocidades são no sentido normal, é apenas velocidade 1 não corta as cascas dos marmelos e nem o pau de canela com a velocidade 1. Se utilizar uma velocidade mais alta então sim cortaria mas na velocidade 1 não 😉

      Eliminar