quarta-feira, 17 de junho de 2020

Pão de ló (Manual)

Eu adoro pão de ló, não precisa ser Natal nem Páscoa para o fazer, eu nunca digo que não 😅


Antes de deixar a receita eu quero partilhar com todos vocês o que para mim é essencial para um pão de ló ficar perfeito... então o essencial para o pão de ló ficar com aquele aspeto dos de pastelaria é... não usar fermento 😮 sim leram bem 😅. Usem farinha T55 sem fermento e depois venham-me contar o resultado 😉 uma coisa eu garanto depois deste nunca mais vão querer o da pastelaria 😊

Ingredientes: 
5 ovos inteiros de boa qualidade (caseiros se tiverem)
10 gemas
225gr de açúcar 
1 pitada de sal
150gr de farinha T55 sem fermento

Vamos começar por aquecer o forno a 200graus sem ventilação.

Eu uso uma forma de barro para cozer o pão de ló, se não tiverem usem de alumínio mas devem forrar na mesma com papel como se faz na de barro e ter atenção ao tamanho da forma (aconselho forma de 30centímetros para não correr risco de virar tudo fora). Em relação ao papel aqui onde vivo não se encontra o papel próprio de pão de ló por isso eu uso papel de impressora e serve na perfeição, não precisa untar nem polvilhar. Coloco o papel em volta de toda a forma com cuidado para tapar tudo bem e coloco qualquer coisa a fazer peso enquanto a massa não está pronta (neste caso foi fruta 😉) 


Num recipiente grande (a massa vai crescer muito) vamos colocar os ovos, as gemas, o açúcar e uma pitada de sal e com a ajuda da batedeira bater cerca de 15minutos a velocidade média/alta. Peneirar a farinha para a mistura dos ovos com o açúcar e com a batedeira em velocidade mais baixa misturar a farinha (cerca de 25 segundos apenas, para a massa não baixar).

Agora é só virar a massa na forma, tapar a forma com a tampa


e meter dentro do forno de maneira que fique mais ou menos a meio. No meu forno eu deixo 40Minutos, no final tiro a tampa e deixo ganhar um pouco de cor. Assim que tiro do forno tiro logo o pão de ló de dentro da forma e deixo arrefecer em cima de uma grelha 😉 




6 comentários:

  1. Costumo fazer em forma sem chaminé pois dá menos trabalho a forrar com papel :)
    Onde poderei encontrar a forma em barro com a respectiva tampa? Desculpe o atrevimento ;)
    Obrigada. Olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😉 eu comprei a minha numa feira em Ponte de Lima, não lhe sei dizer onde pode encontrar... bom ano 2021

      Eliminar
  2. Gostei muito da receita e já anotei.
    Faço muitas vezes Pão-de-Ló por ser uma receita que me sai sempre bem e é muito versátil. Tanto se pode comer simples ou com queijo (e banana, he,he), ou recheado e barrado com qualquer creme.
    O que eu faço não leva tantas gemas. Pela receita pareceu-me Pão-de-Ló de Ovar. Será?
    Quando faço, na fase em que se junta a farinha, nunca faço com a batedeira; Ponho a farinha no passador de rede fina e deixo cair em chuva a pouco e pouco, e mexo suavemente de baixo para cima até envolver. Dá sempre certo.
    Obrigada pela partilha. Feliz Ano Novo. Que 2021 seja melhor do que este. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😉, este não é pão de ló de ovar, é o de margaride, estas doses são para forma de barro de 1kg por isso utilizo tantas gemas e fica maravilhoso 😋 as vezes também adiciono a farinha como me disse mas o resultado não muda muito, tendo em conta que uso a batedeira em velocidade baixa e apenas uns segundos 😉. Bom ano 2021 😊 Obrigada

      Eliminar
  3. Boa noite, vi agora esta sua publicação e tenho uma dúvida, á uns tempos li que com a forma de barro não se pré aquece o forno. Na sua receita temos que pré aquecer o forno. A dúvida é essa não vai haver problema por colocar a forma de barro no forno já quente? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sempre pré aqueci o forno para usar a forma de barro seja do pão de ló ou mesmo uma assadeira nunca tive problema nenhum.

      Eliminar