quarta-feira, 17 de junho de 2020

Pão de ló (MCC)

Eu adoro pão de ló, não precisa ser Natal nem Páscoa para o fazer, eu nunca digo que não 😅


Antes de deixar a receita eu quero partilhar com todos vocês o que para mim é essencial para um pão de ló ficar perfeito... então o essencial para o pão de ló ficar com aquele aspeto dos de pastelaria é... não usar fermento 😮 sim leram bem 😅. Usem farinha T55 sem fermento e depois venham-me contar o resultado 😉 uma coisa eu garanto depois deste nunca mais vão querer o da pastelaria 😊

Ingredientes: 
5 ovos inteiros de boa qualidade (caseiros se tiverem)
10 gemas
225gr de açúcar 
1 pitada de sal
150gr de farinha T55 sem fermento

Vamos começar por aquecer o forno a 200graus sem ventilação.

Eu uso uma forma de barro para cozer o pão de ló, se não tiverem usem de alumínio mas devem forrar na mesma com papel como se faz na de barro e ter atenção ao tamanho da forma (aconselho forma de 30centímetros para não correr risco de virar tudo fora). Em relação ao papel aqui onde vivo não se encontra o papel próprio de pão de ló por isso eu uso papel de impressora e serve na perfeição, não precisa untar nem polvilhar. Coloco o papel em volta de toda a forma com cuidado para tapar tudo bem e coloco qualquer coisa a fazer peso enquanto a massa não está pronta (neste caso foi fruta 😉) 


No copo da mcc vamos colocar a borboleta, os ovos, as gemas, o açúcar e uma pitada de sal e programar 15 minutos na velocidade 4.
Peneirar a farinha para dentro do copo e programar 25segundos na velocidade 3. Agora é só virar a massa na forma, tapar a forma com a tampa


e meter dentro do forno de maneira que fique mais ou menos a meio. No meu forno eu deixo 40Minutos, no final tiro a tampa e deixo ganhar um pouco de cor. Assim que tiro do forno tiro logo o pão de ló de dentro da forma e deixo arrefecer em cima de uma grelha 😉 




Sem comentários:

Enviar um comentário